Adequação

CONHEÇA OS 10 PASSOS PARA UMA BOA ADEQUAÇÃO CURRICULAR


Tecnologia Assistiva – Podcast da Entrevista
Locução – Lunna Mara


Luciana Reis Pereira – Graduada em Matemática,especialista em Educação inclusiva, atuou como docente por 32 anos na rede pública e privada de ensino do Distrito Federal. Nos últimos 12 anos na rede pública atuou em Sala de Recursos Multifuncional . Atualmente, desenvolve, em parceria com Espaço de Cultura Garcia Lorca de Brasília, a língua inglesa em alunos com necessidades especiais

PRIMEIRO PASSO

Conheça seu aluno de forma minuciosa,  identificando as competências sociais, intelectuais, culturais e emocionais que formam este indivíduo.

Identifique todo tipo de apoio, atendimento terapêutico ou clínico recebido no passado e atualmente.

SEGUNDO PASSO
TERCEIRO PASSO

Incentive o aluno a participar de situações pedagógicas individuais e coletivas que promovam a construção de relações cognitivas e afetivas em todo contexto escolar .

Use reforço positivo a todo momento, no sentido de valorização de suas capacidades.

QUARTO PASSO
QUINTO PASSO

Elabore conceitos simples à partir de experiências concretas.

Compare o aluno com ele mesmo de forma a evidenciar progressos e possibilidades educativas por menores que sejam.

SEXTO PASSO
SÉTIMO PASSO

Remova as barreiras pedagógicas, físicas, didáticas e avaliativas que possam vir a prejudicar ou impedir o processo de aprendizagem.

Promova a adequação da escola às necessidades individuais de seus alunos para que eles possam estudar, aprender, desenvolver-se  e exercer plenamente a sua cidadania.

OITAVO PASSO
NONO PASSO

Cada componente curricular deve selecionar os objetivos prioritários a serem alcançados de forma que o aluno esteja continuamente aprendendo.

Incentive a família a participar de forma efetiva e responsável da vida escolar do aluno.

DÉCIMO PASSO

Similar Posts

2 thoughts on “CONHEÇA OS 10 PASSOS PARA UMA BOA ADEQUAÇÃO CURRICULAR
  1. Muito importante esse passo a passo, pois contribui bastante para a clareza das adaptações das atividades propostas para o aluno.
    Obrigada por compartilhar.

    1. Agradecemos seu comentário e sua participação em nossa Revista.Salientamos que o nosso objetivo é ampliar o alcance do nosso trabalho e novas parcerias são bem vindas. Caso queira entra em contato, envie-nos um e-mail
      Equipe Sala de Recursos Revista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support