Conhecimentos

TALENTO MUSICAL EM ALTAS HABILIDADES


Tecnologia Assistiva – Podcast do Artigo
Locução – Lunna Mara

 

LEIA EM PDF

Rachel Rabelo: Graduada em Letras, especialista em Educação Inclusiva e em Informática na Educação, Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal há 28 anos, já atuou na formação de professores no Núcleo de Tecnologia Educacional e,atualmente, é professora da Área Acadêmica Linguagens, no Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação Sobradinho-DF.


 

AS 10 CARACTERÍSTICAS DE  CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES EM TALENTO MUSICAL


 

As altas habilidades ou superdotação são características e indicadores comportamentais que podem ser aperfeiçoados. Não são dons, como alguns pensam. Na área de talento musical, uma porcentagem de crianças pode demonstrar desde cedo condições especiais para compreensão, execução e criação musical. A musicalidade, em crianças talentosas,  diferencia -se de outras crianças, como por exemplo, em nível de maturidade sensorial, sensitiva, intelectual, que são superiores aos de sua idade e manifestam um grande interesse por tudo que tem haver com os sons. Crianças musicalmente mais dotadas  diferenciam – se, também,  por sua capacidade em ter atenção por períodos de tempo prolongados em comparação com crianças de sua idade, enquanto escutam concertos, gravações e demonstram habilidades , inclusive,  de mencionar detalhes do que ouviu. É necessário que pais e professores estejam atentos em identificar estas características e estes interesses, possibilitando e buscando atendimentos especializados que permitam a estas crianças e/ou jovens se desenvolverem  com orientação adequada. Veja algumas características:

  1. Demonstra um interesse contínuo em música, procura oportunidades para ouvir e criar música.
  2. Percebe finas diferenças em tom musical:
  • intensidade, 
  • sonoridade, 
  • timbre, 
  • duração.
  1. Lembra-se, facilmente, de melodias e pode reproduzi-las com precisão.
  2. Participa com entusiasmo de atividades musicais.
  3. Toca um instrumento musical (ou indica um forte desejo de tocar um instrumento).
  4. É sensível ao ritmo da música; responde com movimentos corporais a mudanças no tempo da música.Está atento e pode identificar uma variedade de sons ouvidos em um determinado movimento, é sensível a ruídos “de fundo”, acordes que acompanham uma melodia, aos sons diferentes de cantores ou instrumentistas em um desempenho.
  5. Está atento e pode identificar uma variedade de sons ouvidos em um determinado movimento, é sensível a ruídos “de fundo”, acordes que acompanham uma melodia, aos sons diferentes de cantores ou instrumentistas em um desempenho.

    Entre as crianças que cantam é possível determinar vários indícios de musicalidade precoce:

    1. Tem afinação.
    2. Demonstra a capacidade para continuar uma melodia interrompida em qualquer tom.
    3. Descobre, com facilidade, semelhanças no ritmo e na melodia de diversos temas e canções.

    Estes são alguns indicadores, dentre tantos outros. O importante é haver uma preocupação constante com estas crianças e jovens a fim de que não sejam subaproveitados e deixem de dar sua contribuição social à coletividade e a si próprios, não compartilhando suas habilidades e seus talentos.

    REFERÊNCIAS

    BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. [2. ed.] / coordenação geral SEESP/MEC. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 143 p. (Série : Saberes e práticas da inclusão)

    NESME, Liliane Arantes Theodoro. Talento Musical: Altas Habilidades Musicais, como identificá-las? 1 ed. Curitiba: Editora Appris, 2021. p. 69.

    RODRIGUES, Virgolim, Angela Mágda. A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria:. Revista Educação Especial, vol. 27, núm. 50, set-dez, p. 581-609, 2014.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support