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Como Identificar as Altas Habilidades Musicais?

 


Liliane Arantes Theodoro Nesme: Especialista em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UNB) e em Música pela Universidade Cândido Mendes; licenciada em Música, também pela UNB. Lecionou na Escola de Música de Brasília e na Sala de Recursos para o Atendimento Educacional Especializado a Estudantes com altas habilidades ou superdotação, Área de Talentos – Música (SEE -DF). É autora do livro: “Talento Musical: Altas Habilidades Musicais, como identifica-las?”


1.RESUMO

Esse artigo, uma pesquisa bibliográfica, visa auxiliar professores, orientadores, psicólogos e comunidade escolar do Ensino Fundamental e do Ensino Médio na identificação de estudantes com altas habilidades ou superdotação, na área de Talentos – Música. Cita comportamentos sugestivos de altas habilidades musicais e analisa características do perfil do estudante com altas habilidades musicais. Correlaciona a “Teoria dos Três Anéis” de Joseph Renzulli: “Facilidade acima da média, elevados níveis de Comprometimento com a Tarefa e elevados níveis de Criatividade” a três processos musicais: “Percepção Musical, Reprodução Sonora e Composição Musical”. Enfatiza a necessidade da identificação dos estudantes com altas habilidades musicais, objetivando o desenvolvimento de suas potencialidades e o encaminhamento ao Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Palavras-chave:

Identificação. Altas Habilidades ou Superdotação. Música.

2. INTRODUÇÃO

É interessante observar como crianças e adolescentes gostam de cantar, de dançar ou de tocar algum instrumento musical! A Música está presente nos diversos contextos sociais dos estudantes: na família, na escola e nos grupos sociais que participam. Na escola, em vários momentos do cotidiano, seja em 1apresentações de trabalhos em grupo, em brincadeiras nos intervalos ou em show de talentos, estudantes se expressam, naturalmente, formalmente ou informalmente, cantando, tocando um instrumento musical ou dançando.

Como é agradável, nos contextos escolares, ouvir uma criança cantando a música “Aquarela” de Toquinho, “Trem Bala” de Ana Vilela e Luan Santana, “Fico assim sem você” de Claudinho e Bochecha1 ou outra música do cancioneiro nacional ou internacional! É igualmente surpreendente, no “Show de Talentos” da escola, assistir a uma apresentação de um adolescente (dos Anos Finais do Ensino Fundamental) tocando a famosa “Pour Elise” de Beethoven no teclado, ou a um violoncelista, aluno do Ensino Médio, tocando uma “Bachiana” de Villa-Lobos, ou mesmo, a um estudante da EJA (Educação de Jovens e Adultos) dedilhando melodias e harmonizando acordes em seu violão! Do mesmo modo, como é bom presenciar as apresentações de dança, de diversos estilos, do popular ao clássico, que levam alegria, animação, simetria e beleza às apresentações escolares!

Professores, pedagogos, orientadores, psicólogos, funcionários do quadro de Assistência à Educação, direção, servidores e estudantes, nesses momentos de demonstração de talentos de alguns estudantes, ficam maravilhados e, facilmente “rotulam” aquela criança, adolescente ou jovem como alguém com altas habilidades ou superdotação. Cantar afinadamente, tocar um instrumento musical corretamente, dançar ritmadamente, são indícios de altas habilidades musicais? Como identificar se um estudante tem altas habilidades ou superdotação na área da Música? Qual é o perfil de um estudante com talento musical?

De acordo com Virgolim, os educadores precisam compreender a superdotação em seus aspectos mais básicos, tornando-se agentes na promoção dos potenciais de crianças, adolescentes e jovens (VIRGOLIM, 2007).

Com o aporte teórico de Joseph Renzulli e de Howard Gardner (psicólogos dedicados aos estudos sobre Inteligência e Superdotação), pretende-se investigar características, habilidades e comportamentos sugestivos das altas habilidades musicais, que possam ser observados nos contextos escolares, em estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Objetiva-se, também, apresentar a correlação entre a “Teoria dos Três Anéis” de Joseph Renzulli: “Facilidade acima da média, Comprometimento com a Tarefa e Criatividade” e os três processos musicais: “Percepção Musical, Reprodução Sonora e Composição Musical”, utilizando o referencial teórico do autor e de estudiosos da área da superdotação musical.

A identificação de altas habilidades ou superdotação, não somente na área musical, mas também em todas as áreas do conhecimento humano, visa proporcionar condições para que a criança, o adolescente e o jovem tenham as suas potencialidades desenvolvidas, como também suas necessidades emocionais, sociais e educacionais acompanhadas. É um processo complexo que se inicia a partir da observação de comportamentos sugestivos de altas habilidades/superdotação e, nos contextos escolares, deve culminar no Atendimento Educacional Especializado (AEE).


1Aquarela (M.Fabrizio-Toquinho-G.Morra-Vinicius de Moraes), Trem Bala (Ana Vilela), Fico eu assim sem você (Abdullah e Cacá Moraes).


3. METODOLOGIA

Essa pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, com o embasamento teórico de Howard Gardner, de Joseph Renzulli e de teóricos da área da superdotação musical, alternou as abordagens hipotético-dedutiva e hipotético-indutiva (QUIVY e CAMPENHOUDT, 1995), para a construção das premissas apresentadas e analisadas. Buscou-se defender a existência de uma correlação, na área da superdotação musical, da “Teoria dos Três Anéis” de Joseph Renzulli e dos processos musicais: “Percepção Musical, Reprodução Sonora e Composição Musical”, com ênfase na abordagem das características evidenciadas em estudantes com comportamentos sugestivos de altas habilidades ou superdotação.

4, RESULTADOS/DISCUSSÃO

Segundo Howard Gardner, psicólogo criador da “Teoria das Inteligências Múltiplas”, “todos os seres humanos desenvolvem capacidades particulares e são capazes de desenvolver competências em diferentes vertentes de aprendizagem” (GARDNER, 1999). Gardner defende que “cada uma dessas vertentes diz respeito a uma espécie de inteligência, que o indivíduo pode desenvolver com o passar do tempo” (GARDNER, 1999) e classifica os tipos de Inteligências Múltiplas em: “Lógico-Matemática, Linguística, Interpessoal, Intrapessoal, Corporal, Espacial e Musical” (GARDNER, 1999).

De acordo com Howard Gardner, a Inteligência Musical “está ligada à Música e à capacidade de aprender, interpretar e diferenciar padrões, timbres, notas, melodias e ritmos” (GARDNER, 1999), e, ainda segundo o psicólogo, “esse tipo de inteligência é característica de músicos, compositores, maestros, críticos de Música e de dançarinos” (GARDNER, 1999).

Certamente, a Inteligência Musical está presente nas pessoas com altas habilidades musicais. Para uma análise das características que fazem parte do perfil do estudante com AH/SD na área de Talentos – Música, que demonstra esse tipo de Inteligência, é necessário averiguar as características gerais das altas habilidades ou supedotação, comuns a todas as áreas do conhecimento humano. A “Teoria dos Três Anéis” de Joseph Renzulli norteia a identificação de pessoas com altas habilidades ou superdotação, tanto na Área Acadêmica quanto na Área de Talentos.

Joseph Renzulli, na “Teoria dos Três Anéis”, defende que:

O comportamento superdotado consiste nos comportamentos que refletem uma interação entre três grupamentos básicos dos traços humanos – sendo esses grupamentos: habilidades gerais e/ou específicas acima da média, elevados níveis de comprometimento com a tarefa e elevados níveis de criatividade (RENZULLI, 2001).

De acordo com Renzulli, não se trata, somente, “de alguém apresentar um talento em alguma área do conhecimento, mas da constatação de um conjunto de fatores que levam indivíduos a apresentarem um perfil de superdotação” (RENZULLI, 2001). Ainda, segundo o psicólogo, “há estudantes que se destacam por sua facilidade acadêmica e há aqueles que se destacam por sua criatividade e inventividade” (RENZULLI, 2001).

O livro: “Talento Musical: Altas Habilidades Musicais, como identificá-las?” apresenta as características do perfil do estudante com altas habilidades na Área de Talentos – Música. Ao realizar entrevistas semiestruturadas com pais e/ou responsáveis (um pai e três mães) de quatro alunos que frequentavam a Sala de Recursos para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a Estudantes com altas habilidades ou superdotação, Área de Talentos – Música, a autora do livro coletou informações sobre as experiências e vivências musicais das crianças e adolescentes alvos do estudo. Na entrevista, entre outras várias características e habilidades descritas, os pais relataram que seu filho (sua filha):

– percebe células rítmicas e ritmos, produzidos por fontes sonoras variadas;

– reconhece diversas alturas sonoras (grave e agudo);

– percebe melodias (sequências de notas);

– reconhece as frequências das notas musicais (ouvido absoluto);

– reproduz sons graves e agudos;

– toca um instrumento musical;

– elabora arranjos musicais;

– compõe músicas.

Com base nas informações relatadas pelos pais sobre a musicalidade dos seus filhos, verificou-se uma similaridade entre as características e habilidades apresentadas pelos estudantes. Observou-se, também, que essas características e habilidades em comum estavam ligadas a três processos musicais: “Percepção Musical, Reprodução Sonora e Composição Musical” (NESME, 2021).

Favorecendo a identificação de estudantes com altas habilidades/superdotação na área musical, percebe-se que a Percepção Musical, a Reprodução Sonora e a Composição Musical se relacionam aos Três Anéis de Renzulli. Na medida em que correspondem aos grupamentos básicos dos traços humanos (descritos pelo psicólogo), esses processos musicais “refletem” as altas habilidades/superdotação na área musical. A aguçada “Percepção Musical” indica, normalmente, uma “facilidade e uma habilidade acima da média” na área da Música; a “Reprodução Musical”, expressa na insistência e resiliência em treinar, repetidas vezes, demonstra um “elevado nível de comprometimento com a tarefa” de cantar, de tocar um instrumento ou de dançar; e a facilidade em organizar arranjos musicais e criar melodias e harmonias (Composição Musical) reflete elevados níveis de “Criatividade”.

Em Música, a “Facilidade acima da Média” é demonstrada por meio de uma “Percepção Musical” expressiva. A capacidade de perceber os sons e as suas características pode refletir uma habilidade acima da média na área musical e evidenciar comportamentos sugestivos de altas habilidades ou superdotação. Reconhecer os parâmetros do som: sons graves ou agudos (altura), sons curtos ou longos (duração), sons fortes ou fracos (intensidade) e os sons dos instrumentos musicais (timbre), com uma habilidade notável, é um indício do talento musical.

Há crianças que ouvem alguns sons e reproduzem os mesmos com uma afinação precisa; há adolescentes que reproduzem e criam células rítmicas com muita facilidade e há indivíduos que percebem as frequências sonoras, identificando as notas produzidas (Dó, Ré, Mi e as outras notas musicais), com a altura exata das mesmas (essa percepção de frequências sonoras é denominada “Ouvido Absoluto”) (NESME, 2021).

Joseph Renzulli defende que “elevados níveis de comprometimento com a tarefa” é uma das características de quem apresenta altas habilidades ou superdotação. Na área musical, esse traço da personalidade da criança, adolescente ou jovem com altas habilidades ou superdotação se evidencia na “Reprodução Musical”. Para se desenvolver na habilidade de cantar, tocar um instrumento ou dançar, é necessário muito treinamento e repetição de músicas, de exercícios e de movimentos e a resiliência nessas repetições indica um envolvimento acima da média com a tarefa de se expressar musicalmente (NESME, 2021).

De acordo com Gardner, “a veia da composição criativa tem vida própria, sendo talvez, impossível desalojar esta veia dos próprios ritmos de funcionamento do indivíduo” (GARDNER, 1999). E, segundo Renzulli, “elevados níveis de criatividade” é o terceiro anel da “Teoria dos Três Anéis” sobre os comportamentos sugestivos de altas habilidades ou superdotação Em Música, a “Composição Musical” é o processo musical que evidencia “Criatividade”. A facilidade para compor células rítmicas, melodias e arranjos harmônicos e a elaboração de canções, de músicas instrumentais e de coreografias sugerem as altas habilidades ou superdotação na área musical (NESME, 2021).

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Há estudantes que, nos contextos escolares, demonstram grande facilidade em cantar, tocar um instrumento musical ou dançar, apresentando características e habilidades que sugerem altas habilidades na área da Música. A identificação de crianças, adolescentes e jovens com altas habilidades musicais favorece o desenvolvimento de suas potencialidades e permite o acompanhamento de questões emocionais, educacionais e sociais ligadas à superdotação.

O estudante com altas habilidades musicais necessita de um acompanhamento especializado. O conhecimento da correlação entre a “Teoria dos Três Anéis” de Joseph Renzulli e os três processos musicais: “Percepção Musical, Reprodução Sonora e Composição Musical” e a constatação das características do perfil do aluno que demonstra o talento musical auxiliarão aos professores e à comunidade escolar “um olhar atencioso”, que favoreça a identificação das altas habilidades ou superdotação na área da Música e posterior encaminhamento dessa criança, adolescente ou jovem a um atendimento especializado.


6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 1999.

NESME, L. A. T. Talento Musical: Altas Habilidades Musicais, como identifica-las? 1. ed. Curitiba: Editora Appris, 2021.

RENZULLI, J. S. Os fatores da Excepcionalidade. In: Anais do XIV Congresso Mundial de Superdotação e Talento. Espanha, 2001.

VIRGOLIM, A. M. R. Altas Habilidades/Superdotação: encorajando potenciais. Ministério da Educação. Brasília, 2007.


COMO CITAR

NESME, Liliane Arantes Theodoro. Como identificar as altas habilidades musicais? In: Sala de Recursos Revista. Brasília, v. 4, n. 2, p.26-32, julho – dezembro, 2023. Disponível em: <>. Acesso em:


 

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