Rachel Rabelo: Graduada em Letras, Especialista em Informática na Educação e Neuropsicopedagogia. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal há 29 anos, já atuou na formação de professores no Núcleo de Tecnologia Educacional. Atualmente é Professora da Área Acadêmica Linguagens, atua na identificação e atendimento ao estudante com Altas Habilidades ou Superdotação no Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades ou Superdotação Sobradinho da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Audiodescrição: Ray Oliveira
Locução – Lunna Mara
Tecnologia Assistiva – Podcast do Artigo
Locução – Lunna Mara
DEZ ITENS ACERCA DOS BENEFÍCIOS DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO
Desde a metade do século XIX, já existe a ideia de trabalhar o pensamento científico nas práticas educacionais e, atualmente, a BNCC apresenta como um dos objetivos estimular a curiosidade intelectual e ajudar a estrutura do pensamento em SITUAÇÃO PROBLEMA, hipóteses e objetivos, igualmente à produção científica, para o desenvolvimento de habilidades para solução de problemas.
No contexto do Atendimento Educacional Especializado, nas Salas de Recursos de Altas Habilidades do Distrito Federal, em consonância com os referenciais teóricos do Ministério da Educação e com as metodologias de enriquecimento propostas por Renzulli, a investigação científica de problemas busca desenvolver no estudante a cultura científica escolar, o estabelecimento de relações com o contexto histórico, social, tecnológico para compreender a dinâmica entre o desenvolvimento científico e o homem. Destaca-se a proposição de problemas ou uma SITUAÇÃO PROBLEMA que é o começo do caminho para que a investigação aconteça em sala de aula, a elaboração de hipóteses, coletas e/ou interpretações de dados e a análise e da comunicação de resultados.
Então, apresentamos os dez benefícios da iniciação científica no atendimento educacional especializado – AEE:
É muito importante trabalhar com os estudantes o pensamento, a iniciação e o método científico, pois é o padrão de como os cientistas de todo o mundo pesquisam e resolvem problemas e é a base de todo o conhecimento científico que temos no mundo
Rachel Rabelo