Editorial

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Caros leitores,

Era dia 02 de abril de 2024 e como sempre nossa aluna do 6° Ano, aparece na hora do intervalo, na porta da Sala de Recursos.Geralmente sorridente e falante diz que está feliz porque é um dia especial e por isso escreveu um texto que carregava numa folha em sua mão. Quando lemos, reconhecemos ali autonomia, auto-reconhecimento e amor próprio. Por isso é uma sensação de que frutos vão sendo colhidos durante o processo de um trabalho diário, que vai além do pedagógico. Principalmente, quando há a parceria com a família, colhe-se tbm dignidade, humanidade e visibilidade!

Então assim diz Ana Clara, neste editorial:

“Hoje é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data comemorativa muito importante! É um dia especial para nós, que vivemos o Autismo, e eu estou muito feliz. Eu sou Ana Clara, tenho 13 anos, e nasci com Autismo e um distúrbio mental. Hoje, sinto uma alegria grande no coração, porque a gente ama a nossa deficiência. Nós somos diferentes, mas somos únicos e importantes. A gente ‘merece’ respeito, carinho e compreensão. É maravilhoso que haja um dia para lembrar as pessoas sobre o que é o Autismo, para que todos possam nos entender melhor. Hoje, eu agradeço ao Senhor, porque este é o nosso dia especial, o Dia de Conscientização do Autismo!

Para mim, ser autista é ter um jeito único de ver e sentir o mundo. Às vezes, é um pouco difícil entender as pessoas ou lidar com certos sons e luzes, mas isso faz parte de quem eu sou. Eu acredito que, com mais respeito e paciência, todo mundo pode aprender a conviver melhor com as diferenças. A conscientização é importante para que todos saibam que o Autismo não é algo triste ou errado, é só um modo especial de ser! Hoje, eu celebro o meu jeito de ser e espero que cada vez mais pessoas possam ver o valor e a beleza que existe no Autismo.”

É perceptível quando estudantes que ingressam no Ensino fundamental II, nutridos da mentalidade de que são pessoas com necessidades educacionais especificas e além disso, juntamente com a família é dialogado sua condição de pessoa com deficiência ou TEA( Transtorno do Espectro Autista), melhores condições de aprendizagem são estabelecidas. O caminho se abre ainda mais, para aqueles estudantes que são encorajados a fortalecer sua identidade, pois a socialização é facilitada e a tão desejada inclusão “contamina” os colegas, os professores, a gestão, os servidores da cantina e da limpeza, os espaços e as pessoas da escola.


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