Tecnologia Assistiva – Podcast da Entrevista
Locução – Lunna Mara
Luciana Reis Pereira – Graduada em Matemática,especialista em Educação inclusiva, atuou como docente por 32 anos na rede pública e privada de ensino do Distrito Federal. Nos últimos 12 anos na rede pública atuou em Sala de Recursos Multifuncional . Atualmente, desenvolve, em parceria com Espaço de Cultura Garcia Lorca de Brasília, a língua inglesa em alunos com necessidades especiais
PRIMEIRO PASSO
Conheça seu aluno de forma minuciosa, identificando as competências sociais, intelectuais, culturais e emocionais que formam este indivíduo.
Identifique todo tipo de apoio, atendimento terapêutico ou clínico recebido no passado e atualmente.
SEGUNDO PASSO
TERCEIRO PASSO
Incentive o aluno a participar de situações pedagógicas individuais e coletivas que promovam a construção de relações cognitivas e afetivas em todo contexto escolar .
Use reforço positivo a todo momento, no sentido de valorização de suas capacidades.
QUARTO PASSO
QUINTO PASSO
Elabore conceitos simples à partir de experiências concretas.
Compare o aluno com ele mesmo de forma a evidenciar progressos e possibilidades educativas por menores que sejam.
SEXTO PASSO
SÉTIMO PASSO
Remova as barreiras pedagógicas, físicas, didáticas e avaliativas que possam vir a prejudicar ou impedir o processo de aprendizagem.
Promova a adequação da escola às necessidades individuais de seus alunos para que eles possam estudar, aprender, desenvolver-se e exercer plenamente a sua cidadania.
OITAVO PASSO
NONO PASSO
Cada componente curricular deve selecionar os objetivos prioritários a serem alcançados de forma que o aluno esteja continuamente aprendendo.
Incentive a família a participar de forma efetiva e responsável da vida escolar do aluno.
DÉCIMO PASSO
Muito importante esse passo a passo, pois contribui bastante para a clareza das adaptações das atividades propostas para o aluno.
Obrigada por compartilhar.
Agradecemos seu comentário e sua participação em nossa Revista.Salientamos que o nosso objetivo é ampliar o alcance do nosso trabalho e novas parcerias são bem vindas. Caso queira entra em contato, envie-nos um e-mail
Equipe Sala de Recursos Revista