Tecnologia Assistiva – Podcast do Artigo
Locução – Lunna Mara
Rachel Rabelo: Graduada em Letras, especialista em Educação Inclusiva e em Informática na Educação, Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal há 28 anos, já atuou na formação de professores no Núcleo de Tecnologia Educacional e,atualmente, é professora da Área Acadêmica Linguagens, no Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades/Superdotação Sobradinho-DF.
AS 10 CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES EM TALENTO MUSICAL
As altas habilidades ou superdotação são características e indicadores comportamentais que podem ser aperfeiçoados. Não são dons, como alguns pensam. Na área de talento musical, uma porcentagem de crianças pode demonstrar desde cedo condições especiais para compreensão, execução e criação musical. A musicalidade, em crianças talentosas, diferencia -se de outras crianças, como por exemplo, em nível de maturidade sensorial, sensitiva, intelectual, que são superiores aos de sua idade e manifestam um grande interesse por tudo que tem haver com os sons. Crianças musicalmente mais dotadas diferenciam – se, também, por sua capacidade em ter atenção por períodos de tempo prolongados em comparação com crianças de sua idade, enquanto escutam concertos, gravações e demonstram habilidades , inclusive, de mencionar detalhes do que ouviu. É necessário que pais e professores estejam atentos em identificar estas características e estes interesses, possibilitando e buscando atendimentos especializados que permitam a estas crianças e/ou jovens se desenvolverem com orientação adequada. Veja algumas características:
- Demonstra um interesse contínuo em música, procura oportunidades para ouvir e criar música.
- Percebe finas diferenças em tom musical:
- intensidade,
- sonoridade,
- timbre,
- duração.
- Lembra-se, facilmente, de melodias e pode reproduzi-las com precisão.
- Participa com entusiasmo de atividades musicais.
- Toca um instrumento musical (ou indica um forte desejo de tocar um instrumento).
- É sensível ao ritmo da música; responde com movimentos corporais a mudanças no tempo da música.Está atento e pode identificar uma variedade de sons ouvidos em um determinado movimento, é sensível a ruídos “de fundo”, acordes que acompanham uma melodia, aos sons diferentes de cantores ou instrumentistas em um desempenho.
- Está atento e pode identificar uma variedade de sons ouvidos em um determinado movimento, é sensível a ruídos “de fundo”, acordes que acompanham uma melodia, aos sons diferentes de cantores ou instrumentistas em um desempenho.
Entre as crianças que cantam é possível determinar vários indícios de musicalidade precoce:
- Tem afinação.
- Demonstra a capacidade para continuar uma melodia interrompida em qualquer tom.
- Descobre, com facilidade, semelhanças no ritmo e na melodia de diversos temas e canções.
Estes são alguns indicadores, dentre tantos outros. O importante é haver uma preocupação constante com estas crianças e jovens a fim de que não sejam subaproveitados e deixem de dar sua contribuição social à coletividade e a si próprios, não compartilhando suas habilidades e seus talentos.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. [2. ed.] / coordenação geral SEESP/MEC. – Brasília : MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 143 p. (Série : Saberes e práticas da inclusão)
NESME, Liliane Arantes Theodoro. Talento Musical: Altas Habilidades Musicais, como identificá-las? 1 ed. Curitiba: Editora Appris, 2021. p. 69.
RODRIGUES, Virgolim, Angela Mágda. A contribuição dos instrumentos de investigação de Joseph Renzulli para a identificação de estudantes com Altas Habilidades/Superdotação. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria:. Revista Educação Especial, vol. 27, núm. 50, set-dez, p. 581-609, 2014.