ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO
1. PRINCÍPIOS DA REVISTA SALA DE RECURSOS
A revista SR – Sala de Recursos tem uma visão norteadora das suas ações e responsabilidades, que é sempre incluir porque acreditamos que a melhor maneira de fazer o bem é permitir que todos tenham acesso ao sistema educacional de qualidade, aos procedimentos pedagógicos e aos processos de pertencimento à comunidade escolar, de modo que a escola seja um ambiente de convivência múltipla com respeito às diferenças. As práticas e as relações da SR revista serão sempre ancoradas em quatro princípios:
Equidade,
Igualdade,
Respeito,
Compromisso ético.
As nossas ações estão pautadas na prática do bem e são representadas pelo slogan “Faça o bem! Pense e faça coisas boas! ” .
2. SOBRE
A SR – Sala de Recursos Revista é uma publicação periódica quadrimestral. Nosso foco principal é contribuir com a publicação de artigos, entrevistas e relatos de experiências vinculadas ao processo de inclusão escolar e, sobretudo, à visibilidade dos estudos desenvolvidos em Sala de Recursos.
3. OBJETIVOS PARA PRÓXIMAS EDIÇÕES:
- Melhorar a qualidade gráfica do projeto
- Ampliar o conhecimento dos leitores.
- Diversificar os temas.
4. DATAS IMPORTANTES – PARA VOLUME 3. NÚMERO 2, JUNHO – DEZEMBRO DE 2021
PUBLICAÇÃO: 19/10/2022
SUBMISSÃO: PRAZO FINAL 19/09/2022 *
* Artigos submetidos pós 19/09/2022 serão analisados para o Volume 4. Número 1. de 2023
5.ORIENTAÇÕES E CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS.
Preservamos o direito de não publicar artigos, relatos de experiências ou qualquer outro tipo de material cujo conteúdo contenha:
- Homofobia – Aversão às relações homoafetivas,
- Xenofobia – Aversão a estrangeiros,
- Preconceitos Raciais de qualquer natureza,
- Injúrias Raciais de qualquer natureza,
- Misoginia – é o ódio, desprezo ou preconceito contra mulheres ou meninas
- Opiniões contrárias aos direitos humanos.
Preservamos o direito de fazer correções e alterações não substanciais nos textos originais com fins de manter a coerência e coesão gramatical da língua portuguesa, preservando o estilo literário dos autores, quanto:
- ao cumprimento da ordem normativa – Regras da ABNT,
- à ortografia,
- à elementos normativos da língua portuguesa.
Aos autores cabem a responsabilidade exclusiva pelas opiniões, críticas e ideias expressas em seus artigos. E não necessariamente estarão de acordo com a opinião da Revista Sala de Recursos e de seus colaboradores.
Ao submeter um artigo ao comitê editorial da Revista Sala de Recursos para avaliação e posterior publicação e em sendo publicado, o material passa a ser propriedade da revista Sala de Recursos, sendo livre a reimpressão e obrigatório a menção à fonte de origem da publicação. O autor receberá uma cópia de todo material produzido pela revista com vistas ao processo de publicação e divulgação eletrônica, incluindo*:
- Versão em PDF do Artigo publicado,
- Endereço eletrônico cujo artigo ficará disponível, exemplo:
- QR code – com direcionamento para o endereço eletrônico do artigo dentro do site,
- Podcast – da locução do seu artigo.
* do autor não serão cobradas taxas referentes ao processo de submissão, locução, editoração e consultoria, preservando a ele o direito de forma espontânea realizar contribuição exclusivamente em caráter monetário para o custeio da Revista Sala de Recursos.
6. PERIODICIDADE
A revista Revista Sala de Recursos tem um ciclo de publicação semestral, sendo assim: produzimos dois números por ano que são agrupados em volumes, por exemplo: Ciclo 2022
- Volume 3. Número 1 – janeiro a junho – 2022
- Volume 2. Número 2 – julho a dezembro – 2022
7. ACESSO
A política de acesso aos seus conteúdos e publicações feitas pela revista Revista Sala de Recursos é baseada em livre acesso, não se exigindo do leitor ou usuário nenhum tipo de cadastro ou mesmo ficha de inscrição. Isso porque acreditamos que seja importante para o desenvolvimento das salas de recursos e aprimoramento do Atendimento Educacional Especializado(AEE) a oferta, gratuita , de conteúdos relevantes e de natureza científica, além de sugestões e metodologias de trabalho.
8. PRIVACIDADE E ÉTICA CIENTÍFICA
Garantimos aos autores que respeitaremos a privacidade e integridade dos dados submetidos aos nossos cuidados, bem como preservaremos a segurança das informações das pessoas envolvidas nas pesquisas, preservando a revista Sala de Recursos o direito de publicidade do material ora publicado em nossas redes sociais (INSTAGRAM – FACEBOOK – TWITTER, entre outras) como forma de divulgação e ampliação da base de leitores de nossos conteúdos. Além disso, seguimos os princípios previstos na Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012 do Conselho Nacional de Saúde que dispões de diretrizes e normas de pesquisas com seres humanos.
https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf
Ademais, informamos que a Revista Sala de Recursos coleta e armazena dados meramente estatísticos de acesso ao site e que para isso utiliza a ferramenta Google Analytics – estes dados não atende outras finalidades, senão balizar o volume de entradas, visualizações, números de usuários, tempo de permanência no endereço eletrônico entre outros.
9. RECOMENDAÇÕES INICIAIS:
Em relação ao processo de submissão, recomenda-se aos autores analisar se os itens relacionados abaixo estão em conformidade com o artigo proposto, já que os trabalhos que não cumprirem as regras preliminares serão devolvidos.
- Informar aos editores da revista SR Sala de Recursos se o trabalho foi publicado ou apresentado.
- O formato digital para a submissão é a extensão .docx.(Editor de texto Word )
- Recomenda-se aos autores o modelo de artigo técnico-científico .
- É importante que o artigo atenda às regras do periódico.
TEMPLATE TEXTUAL:
- Usar espaço 1,5;
- usar fonte ARIAL no tamanho 12;
- máximo 10 páginas (figuras e anexos não são incluídos neste parâmetro);
- figuras, tabelas, imagens serão inseridos no final do documento em forma de anexo.
- É obrigatório que cada figura, imagem ou tabela tenha descrição a fim de melhor atender ao nosso público de deficientes visuais – lembrando que o nosso compromisso é viabilizar a acessibilidade por meio da aplicação do desenho universal, conforme descrito na Lei Brasileira de Inclusão – 13146/2015 LINK
- Veja orientações sobre como fazer devidamente uma descrição no site:https://www.fundacaodorina.org.br
- Seguir as normas da ABNT para formatação do texto.
1.ORIENTAÇÕES PARA AUTORES
A CONTRIBUIÇÃO DEVERÁ SER ENVIADA AOS CONTATOS:
artigo@saladerecursos.com.br
contato@saladerecursos.com.br
TÍTULO E SUBTÍTULO
- Devem estar em negrito;
- Usar letras maiúsculas;
- Devem ser claros e objetivos, tendo como foco principal o resultado do trabalho.
- Conter no máximo 12 palavras.
AUTORIA
- Informar no corpo do e-mail os dados dos autores. Estes dados não podem estar inseridos no corpo texto:
- nome por extenso
- Exemplo:
José de Arimatéia de Azevedo
Secretaria de Educação do Distrito Federal, Brasília – DF, Brasil. - Informar caso haja vínculos com programas de pesquisas ou mesmo instituições, como Fundações, Organizações e outros.
- Mini currículo do(s) autor(es).
- Instituição à qual está vinculado, cargo e/ou função, cidade e estado.
- Última titulação.
- Instituição e/ou universidade onde defendeu a última titulação, cidade e estado.
- Enviar uma foto recente para a publicação
- Exemplo:
O ARTIGO DEVERÁ APRESENTAR:
RESUMO:
A estrutura do texto deve se ater a pontos estratégicos e gerais do artigo, tais como:
a) finalidade,
b) metodologia,
c) resultados,
d) conclusão.
Recomenda-se que não se estenda muito, em linhas gerais um bom resumo contém entre 200(mínimo)e 250 palavras (máximo) e de acordo com a norma ABNT NBR 6028 seção 3.3.5, os resumos de artigos de periódicos devem ter de 100 a 250 palavras.
PALAVRAS-CHAVE
As palavras-chave cumprem papel fundamental dentro do corpo de artigo científico e juntamente com o resumo estão dentro da norma NBR 6028.
Orientação:
- Mínimo três,
- Máximo 5,
- Separadas por ponto final,
- Não podem ser palavras contidas no título do artigo.
- consulte informações complementares se tiver dúvidas https://projetoacademico.com.br/nbr-6028
Exemplo:
Baixa visão. Tecnologia Assistiva. Inclusão.
INTRODUÇÃO
- Apresentação da definição teórica do construto/tema/assunto investigado pela equipe de pesquisa, professores, gestores, com inserção de referência(s) acadêmica(s). É fundamental realizar uma breve justificativa a acerca da importância de se estudar o tema. Concluir com o objetivo do trabalho. Em geral, na introdução, são apresentadas informações pontuais do artigo, próprios da natureza do tipo de pesquisa realizada (objetivos, tipo de pesquisa, pergunta de pesquisa, hipóteses, justificativa e menção ao referencial teórico.
MÉTODO
- Inserir dados sociodemográficos dos sujeitos da pesquisa. Esclarecer onde foi realizado a atividade, modalidade do atendimento, instrumentos utilizados na coleta de dados. Explicitar os procedimentos de coleta e análise de dados no caso de pesquisa .
RESULTADOS E DISCUSSÃO
- Apresentação dos resultados: coesos, claros e em sintonia com o desenvolvimento do trabalho.
- Não é obrigatório, entretanto pode expor tabelas, gráficos, quadros ou figuras com valores estatísticos.
- Subsídios teóricos que sustentem as premissas do trabalho.
- O desenvolvimento deve relacionar causas, efeitos, propósitos e teorias.
- Retomar a argumentação proposta no corpo do trabalho de forma resumida e reforçar hipóteses ou negá-las.
- Destacar resultados, dando enfoque no principal objetivo da pesquisa.
- Em caso de relato de caso – descrever breve interpretação dos principais resultados.
- Mostrar a importância desses resultados para o processo de inclusão em caso de artigos que estejam voltados para o tema.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Espaço para o autor construir suas últimas impressões sobre o estudo e ao mesmo tempo sinalizar para o leitor, se for o caso, a extensão das pesquisas e propor novos estudos. Retomar ideias consideradas relevantes e centrais para reforço da compreensão do problema, da discussão em torno e dos resultados.
AGRADECIMENTOS
- Se houver necessidade de fazer referência em tom de agradecimento – inserir neste ponto do artigo. É comum também em termos de agradecimentos e caso existam citar: as fontes de fomento à pesquisa etc..
REFERÊNCIAS E CITAÇÕES
Atenção:
- Plágio.
- Referências distorcidas ou incompletas.
- Opte por trabalhos e autores que são considerados pioneiros em suas respectivas áreas.
- Siga rigorosamente as regras da ABNT.
REGRAS ABNT – Modelos de Referências Bibliográficas
A ABNT NBR 6023:2018 Versão Corrigida 2:2020 é estruturada em elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. As referências bibliográficas seguirão a formatação abaixo:
- Alinhamento de texto: à esquerda; Espaçamento: simples entre linhas; Fonte: Times New Roman ou Arial. A mesma fonte deve ser utilizada no seu artigo; Tamanho: 12; Ordem: alfabética e não numerada; Espaço de uma linha em branco entre duas referências.
2. Os principais elementos da referência: Os autores, Título, Edição, Local, Editora, Data e ano de publicação, mês, Paginação e descrição física, Disponibilidade e acesso.
CITAÇÕES
Citação de citação. Transcrição direta ou indireta de uma obra ao qual não se teve acesso. Emprega-se a expressão latina “apud” (junto à).
Na citação:
[…] conforme escreveu (GARRIDO, 1993, p. 5 apud FERREIRA, 2002, p. 262).
Na referência:
FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002
Citação direta: transcrição de até 3 (três) linhas: permanece no corpo do texto, entre aspas; colocam-se autor, ano e página entre parênteses.
Ao mencionar o autor:
É o que enfatiza Sá (2013, p. 274) sobre o juízo moral da criança: “[…].
Sem mencionar o autor:
“E em função de seu caráter lúdico na abordagem da aprendizagem, atividades enxadrísticas podem ser indicadas junto a grupos com dificuldade de adaptação social, pois, ao praticar o jogo, incentiva-se o aprender a ser para […] aprender a viver juntos” (SÁ 2013, p.271 – 272).
Trecho citado com mais 3 linhas: inserir um recuo de 4cm da margem esquerda da folha, utilizar fontes menores (11, 10) e sem as aspas.
É o que enfatiza Sá (2013, p. 274) sobre o juízo moral da criança:
[…] evidencia a existência de um paralelismo entre a interação social e a estrutura de pensamento, denotando uma estreita relação entre a socialização e o desenvolvimento cognitivo. Tal construção explica as relações sociais dos indivíduos, quanto, nos aspectos intraindividuais da estrutura mental. Essas relações e interações sociais são fatores importantes à construção cognitiva, condições necessárias ao desenvolvimento intelectual.
Citação indireta:
Conforme Mantoan (1998) não se trata de selecionar habilidades intelectuais […]
Livro com 1 autor:
1° exemplo: autor, título, edição, local, editora, ano e paginação.
FAULSTICH, Enilde Leite de Jesus. Como ler, entender e redigir um texto. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. 184 p.
2° exemplo: autor, título, tradutor, edição, local, editora, ano e paginação.
ELKONIN, Daniil Borisovich. Psicologia do jogo. Trad. CABRAL Álvaro, 2. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2009. p. 447.
3º exemplo: Livro com até 3 autores:
CUNHA, Maria Angélica Furtado da; OLIVEIRA, Mariangela Rios de; MARTELOTTA, Mário Eduardo (orgs.). Linguística funcional: teoria e prática. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. 140 p.
4º Exemplo: Livros com mais de 3 autores:
SILVA, Wilson. (Org.) et alii. Xadrez e Educação: contribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico. V. 1. Curitiba: UFPR, 2012. 378 p.
MAIA, Heber (Org.) et alii. Neurociências e desenvolvimento cognitivo. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2012. 131 p.
Autor de capítulo de livro
SÁ, Antônio Villar Marques História do xadrez. In: CALDEIRA, A. (Org.). Para ensinar e aprender xadrez na escola. São Paulo: Ciranda Cultural, p. 11-20, 2009,.
Citações mais de uma vez do mesmo autor: substitui-se o seu nome por um travessão equivalente a seis espaços.
______. Contribuição do xadrez para o desenvolvimento escolar. In: CALLEROS. C. Xadrez: introdução à organização e arbitragem. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, p.111-123, 2006.
Livros com volumes
SALLES, Heloisa Maria Moreira Lima; FAULSTICH, Enilde Leite de Jesus; CARVALHO, Orlene Lúcia; et al. Ensino de Língua Portuguesa para surdos: Caminhos para a Prática Pedagógica. Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos. Brasília: MEC, SEESP, 2. v., 2004.
Revistas e periódicos
VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura Corcini. Inclusão e Governamentalidade. Revista Educação e Sociedade. Campinas: v. 28, n. 100 – Especial, out., p. 947-963, 2007.
Jornais
PORTAL DO PROFESSOR – MEC. Entrevista a Ântonio Villar Marques de Sá: O enxadrismo contribui para o desenvolvimento de várias capacidades e habilidades. Jornal do Professor. Brasília-DF, Xadrez na Escola – MEC. ed. 124, 25 abr. p. 1-3, 2016.. Disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal>.Acesso em: 19 mar. 2017.
Legislação
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (1990). 2. ed. Brasília-DF: Rede Andi Brasil, 2011. 141 p.
Autoria governamental
Separe os autores por ponto, o uso do ponto e vírgula é para autores pessoais. Apenas o primeiro autor deve vir em caixa alta. Exemplo:
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Prorrogado o prazo de indicação para as salas multifuncionais. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/educacao-especial >. Acesso em: 13, dez. 2020.
Autoria com denominação genérica é necessário preceder o nome do órgão superior a ela ou pelo nome da jurisdição geográfica. Exemplo:
BRASÍLIA. Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Educação Especial. Orientação Pedagógica. Brasília: SEDF, 2010. 142 p.
O autor governamental contendo nome que o identifica, usa-se ele. Exemplo:
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Enem – Provas começam a ser distribuídas para os estados. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br>. Acesso em: 13, dez. 2020.
Artigos publicados na internet
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília-DF, 2008. 19 p. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ storage/materiais/0000011730.pdf>. acesso em: 13, dez. 2020.
Informação Verbal (aula, conferência, debates, comunicações, depoimentos, entrevista, etc)
Indique com a expressão informação verbal, entre parênteses, e mencionar os dados disponíveis em nota de rodapé.
No texto:
TEA é a nova nomenclatura para Autismo […] (informação verbal)1 .
Na nota de rodapé:
_______________
1. Notícia fornecida por Luciana Brites na Live NeuroNews – Os benefícios das terapias complementares no autismo, em Brasília, em 13 de dezembro de 2020.
Diversos documentos de um mesmo autor, em mesmo ano
Distinguidas pelo acréscimo de letras minúsculas, em ordem alfabética, após a data e sem espaçamento:
No texto:
(VYGOTSKY, 1998a).
(VYGOTSKY, 1998b).
Na referência:
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998a. 191 p.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. O Desenvolvimento Psicológico na Infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998b. 336 p.
Obra sem Autoria
A citação é feita pela primeira palavra do título em letras maiúsculas seguida de reticências. Quando o título possuir artigo, ele também deve aparecer na citação.
Exemplo no texto: (AUTISMO…, 2019, p. 4).
Exemplo na referência:
AUTISMO perspectiva dos psicólogos e neurologistas. São Paulo: Revista Brasileira de Neurociência, p. 4, 2019.
PUBLICAMOS:
- Artigos – Seção principal da revista – SR Sala de Recursos.
- Relatos de Experiências – Seção para comunicações sobre experiências de pesquisa relevantes ao processo de inclusão.
- Entrevistas – Seção para o diálogo com os pares pesquisadores, com gestores, autoridades, com pais e com educandos com necessidades especiais.
- Resenhas.