Experiências

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE DURANTE A PERSISTÊNCIA DA COVID 19 EM CUMARU-PE


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Tecnologia Assistiva – Podcast do Artigo
Locução – Lunna Mara

Eliane Maria Lima – Especialista em Língua Brasileira de Sinais Libras. Possui graduação em: Pedagogia e Letras. Graduanda em Letras Libras. Com formação complementar em: Alfabetização de Estudantes com Deficiência, curso em ABA e em Atendimento Educacional Especializado em tempos de pandemia. Possui experiência em interpretação e tradução em Língua Brasileira de Sinais e na coordenação de programas de alfabetização de jovens e adultos, tendo sido professora do ensino regular da rede pública e privada do município de Cumaru-PE. Atua como professora de Libras, professora do Atendimento Educacional Especializado-AEE da rede municipal de Pombos-PE e coordena o programa de educação inclusiva da rede municipal de Cumaru-PE. Autora de artigo sobre tecnologias assistivas e surdez.

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RESUMO

O presente artigo tem como objetivo, externar como se deu o processo de realização do Atendimento Educacional Especializado-AEE, durante a persistência da pandemia do novo coronavírus no ano de 2020 no município de Cumaru-PE. Como justificativa acreditamos que esta garantia de acesso do aluno com deficiência a tais atividades complementares e ou suplementares não podem ser deixadas de lado mesmo com a pandemia que retirou todos dos espaços educacionais, pois é preciso pensarmos em uma educação que garanta acesso a todos. Diante desta perspectiva realizamos durante todo o ano letivo atividades no porta a porta de cada aluno matriculado nas nossas duas Salas de Recursos Multifuncionais. Os resultados que obtivemos durante o ano foram surpreendentes, pois além de fortalecermos o vínculo entre aluno com deficiência ao professor, também alcançamos com êxito todas as ações planejadas para o AEE.

Palavras chave: Coronavírus. Atendimento Educacional Especializado. Porta a Porta.

INTRODUÇÃO

A Educação brasileira tem passado por inúmeras transformações principalmente durante o ano de 2020, mudanças estas ocasionadas pelo Coronavírus que transmite a COVID 19, doença com características letais que, no início do ano letivo, afastou todos das Escolas, o que refletiu diretamente no processo de inclusão dos alunos com deficiência nas redes públicas de ensino. 

Diante deste novo normal, o ensino remoto emergiu como uma luz que diminuiria os impactos que atingiram os objetivos da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Porém mesmo com todos os novos desafios a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Cumaru, cidade localizada no agreste de Pernambuco, deu continuidade ao Plano de Ações e Metas estabelecido para o ano letivo de 2020. Momento em que tivemos de nos adaptar às nossas necessidades educacionais relativas à situação.  As parcerias com outras secretarias garantiu-nos frutos significativos dentro do processo de efetivação da nossa nova proposta, a qual constaria na realização dos Atendimentos Educacionais Especializados – AEE – remotos, realizados por meios das tecnologias digitais no “porta a porta” dos nossos estudantes.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Um novo perfil foi adotado pelo profissional da Sala de Recursos Multifuncionais ― SRM com o objetivo de fortalecer o vínculo do estudante com deficiência com a atuação do AEE, a escola regular, o professor de apoio, o intérprete de Libras, a direção escolar e a família.

Este novo contexto nos proporcionou desafios ainda maiores diante daqueles que já enfrentávamos para atender os nossos estudantes com deficiência no dia a dia presencialmente, em nossas duas SRMs. Porém, os mesmos não chegaram como barreiras para limitar a nossa atuação, mas para fortalecer a parceria dos profissionais do AEE sobretudo junto às famílias que passaram a assumir o protagonismo educacional junto aos próprios filhos com deficiência em casa.

“Um novo perfil foi adotado pelo profissional da Sala de Recursos Multifuncionais-SRM que  fortaleceria o vínculo do estudante com deficiência a atuação do AEE…”

Após a readaptação do plano de ação e da sua efetivação, passamos a identificar alguns contrapontos que impediriam a nossa atuação. Um deles seria o acesso aos meios tecnológicos o qual, traria inúmeras dificuldades de acesso ao AEE, principalmente para a parcela de estudantes matriculados com Transtorno do Espectro Autista-TEA e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. As dificuldades relacionam as características específicas do transtorno vinculadas ao tempo de concentração e persistência em realizar as atividades educacionais presenciais, sendo assim, as práticas  remotas não seriam nada fáceis, uma nova relação com o conteúdo seria necessária.

Com estas dificuldades de concentração e o acesso às tecnologias em evidência, o nosso projeto expandiu-se, e os nossos objetivos e práticas passaram a ser alcançados neste  novo normal, mesmo com a necessidade contínua  do trabalho com o material concreto com o nosso estudante. Sendo assim, as nossas práticas tornaram-se um diferencial na atuação dos profissionais do AEE que, atuaram obedecendo a todas as orientações de distanciamento social e preservação da  saúde de todos.

Realizamos com maestria as nossas atividades pedagógicas durante todo o ano de 2020 e asseguramos aos nossos estudantes,  às famílias e aos professores acesso a Educação Inclusiva. Para cada segmento elaboramos um conjunto de ações descritas a seguir:

Para os professores:

  • Formação virtual continuada durante uma semana completa; (Tema central = Educação Inclusiva em tempos de Pandemia);
  • Planejamento semanal do AEE;
  • Reuniões virtuais com os profissionais de apoio e intérpretes de Libras.
  • AEE na moradia do aluno;
  • Campanha de conscientização sobre a Pandemia, realizada por meio da parceria com diversos profissionais de áreas específicas, orientando os nossos alunos sobre temáticas relacionadas a este período de isolamento social tais como: Advogado – temática: BPC na escola; nutricionista – temática: alimentação saudável; coordenador de vacina temática:  a importância da imunização; enfermeiro –  temática: a importância do uso da máscara e do álcool em gel; fisioterapeuta – temática: postura correta diante das telas dos aparelhos tecnológicos, cujo vídeos estão disponíveis em nossa página no Instagram @educacaoinclusivadecumaru;
  • Acessibilidade comunicacional em Libras;
  • Oficinas virtuais em Libras;
  • III Mostra pedagógica de materiais adaptados da Sala de Recursos, (virtual);
  • Elaboração do projeto Educação Inclusiva de Portas Abertas para o Mundo (Semana da Pessoa com Deficiência).

Para os alunos:

  • Acesso ao AEE por meio de vídeos;
  • Acesso ao AEE no “porta a porta”;
  • Chamadas de vídeos;
  • Bloco de atividades com temáticas específicas impressas. 
  • Jogos e atividades adaptados;
  • Apostilas impressas; COM ATIVIDADES OU CONTEÚDO
  • Retornos dos materiais entregues;
  • Orientações diversas por meio dos professores do AEE;
  • Projetos temáticos (Calendário da Educação Especial);
  • Campanha de conscientização sobre a COVID 19.

Para as famílias:

  • Reuniões virtuais;
  • Acompanhamento virtual e presencial com psicólogos;
  • Conversas “porta a porta”;
  • Relatos (vídeos) de experiências de mães com filhos com deficiência;
  • Lives com pessoas com deficiência;
  • Entrega de documentos necessários, quando solicitados;
  • Doação de cadeira de rodas;
  • Doação de cestas básicas a famílias de alunos com deficiência em situação de vulnerabilidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por fim, depois de todas as ações concluídas com êxito, surgiram os  frutos de um trabalho em equipe realizado durante todo o ano de 2020, ou seja, levamos o nosso município a um destaque significativo dentro da própria Educação e também diante de alguns municípios vizinhos, os quais passaram também a realizar as nossas ações.

Sabemos que, o sol brilha para todos mas, sentimo-nos lisonjeados ao ver as nossas práticas pedagógicas realizadas em nossas Salas de Recursos como a III MOSTRA PEDAGÓGICA VIRTUAL DE MATERIAIS ADAPTADOS, e serem reproduzidas em outros municípios. Acreditamos que nossas ações podem inspirar outros espaços educacionais públicos e privados na construção de novas possibilidades de intervenção pedagógica com vistas a ampliar os processos de aprendizagem e desenvolvimento em condições específicas. porque assim temos a certeza de que estamos no caminho certo.

A escola tem que ser esse lugar em que as crianças tenham a oportunidade de ser elas mesmas, e onde as diferenças não são escondidas, mas destacadas”

REFERÊNCIAS

BRASIL. Decreto 6.571, de 17 de set. 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dez. 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto n. 6.253, de 13 de nov. 2007.

BRASIL – MEC. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. DOU de 05/10/2009 (nº 190, Seção 1, pág. 17). Disponível em:  <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/ resolucao_cne_ceb002_2009.pdf>. Acesso em: 05, mar. 2021.

LIMA, Eliane Maria dos Santos. Tecnologia assistiva no âmbito educacional para o aluno surdo. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 06, pp. 66-74. Junho de 2020. ISSN: 2448-0959. Disponível em: <https://www.nucleodoconhecimento.com.br/ educacao/aluno-surdo>. Acesso em: 01, mar. 2021.

Como citar:


LIMA, Eliane Maria dos Santos. Atendimento Educacional Especializado – AEE durante a persistência da Covid 19 em Cumaru-PE. In: Revista Sala de Recursos, v.2 n.1 p.(58-63), jan.-abr. 2021. Disponível em:<http://www.saladerecursos.com.br>. Acesso:

Anexos

A imagem evidencia duas professoras do AEE, ambas estão usando blusas e calça azuis, máscaras de proteção e tiara da Minnie, segurando um bambolê com umas rosas do lado o nome SOPHIA uma foto da menina que não dá para fazer a descrição por estar muito pequena, e um aluno do AEE sentado em uma cadeira branca ele está usando blusa branca e bermuda cinza, momento realizado na efetivação de um projeto da Sala de Recursos em Homenagem a uma ex aluna que faleceu.
A imagem evidencia duas professoras do AEE, ambas estão usando blusas e calça azuis, máscaras de proteção e tiara da Minnie, segurando um bambolê com umas rosas do lado o nome SOPHIA uma foto da menina que não dá para fazer a descrição por estar muito pequena, e um aluno do AEE sentado em uma cadeira branca ele está usando blusa branca e bermuda cinza, momento realizado na efetivação de um projeto da Sala de Recursos em Homenagem a uma ex aluna que faleceu.
A imagem evidencia três professoras da Sala de Recursos Multifuncional que estão usando blusas e calças azuis, e tiaras da Minnie, duas estão em pé ao lado de uma faixa e apostando com os indicadores para a faixa que diz (A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CUMARU – PE HOMENAGEIA UMA ESTRELA IN MEMORIAN SOPHIA) e a terceira professora está agachada na frente desta faixa.
A imagem evidencia três professoras da Sala de Recursos Multifuncional que estão usando blusas e calças azuis, e tiaras da Minnie, duas estão em pé ao lado de uma faixa e apostando com os indicadores para a faixa que diz (A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE CUMARU – PE HOMENAGEIA UMA ESTRELA IN MEMORIAN SOPHIA) e a terceira professora está agachada na frente desta faixa. 
A imagem representa um aluno com deficiência Física que está usando uma camisa na cor cinza com mangas pretas, e bermuda laranja com detalhes cinza, recebendo em nosso porta a porta um bloco de atividades.
A imagem representa um aluno com deficiência Física que está usando uma camisa na cor cinza com mangas pretas, e bermuda laranja com detalhes cinza, recebendo em nosso porta a porta um bloco de atividades.
A imagem evidencia uma mãe sentada em um banco ela está usando vestido estampando preto com branco e rosas laranjas, a mesma está segurando um livro gigante e mostrando as letras e imagens ao seu filho com paralisia cerebral que está deitado observando as imagens.
A imagem evidencia uma mãe sentada em um banco ela está usando vestido estampando preto com branco e rosas laranjas, a mesma está segurando um livro gigante e mostrando as letras e imagens ao seu filho com paralisia cerebral que está deitado observando as imagens.
A imagem mostra uma mãe repassando uma atividade junina representada em um quebra cabeça de uma fogueira para o seu filho com baixa visão, ambos estão sentados no chão.
A imagem mostra uma mãe repassando uma atividade junina representada em um quebra cabeça de uma fogueira para o seu filho com baixa visão, ambos estão sentados no chão.

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25 thoughts on “ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE DURANTE A PERSISTÊNCIA DA COVID 19 EM CUMARU-PE
  1. Gostei da sua publicação e conseguir tirar algumas dúvidas
    que eu tinha e não sabia ao certo onde procurar para
    poder esclarecer. Também possuo um site gratuito de
    utilidade pública e gostaria que você conhecesse. E quem
    sabe até trocarmos experiências sobre SEO ou marketing
    digital em nosso segmento. Agradeço à atenção e que
    Deus nos abençoe.

    1. Fico Feliz que você tenha gostado do nosso trabalho Márcio e até tenha tirado dúvidas com a nossa atuação! Pode me procurar via E-mail elianelima402@gmail.com
      Ou WhatsApp 81.9.81200285
      Dúvidas sobre Atendimento Educacional Especializado-AEE ou inclusao pode me contatar!
      Att Eliane
      Vamos expandir esse trabalho!

  2. Revista maravilhosa a qual tive o Honra de pode participar… Parcerias eternas.. sigam e fiquem por dentro de tudo sobre sala de Recursos
    Eliane Lima

  3. Parabéns, pelo excelente artigo! Não esperava uma outra coisa de você, Eliane Lima, a não ser compartilhar seu conhecimento, experiências para ajudar a outras pessoas.
    A revista está de parabéns por ter publicado um material tão rico em conhecimento!

  4. Parabéns a todos os envolvidos e especial a Eliane Lima sua dedicação e compromisso fizeram a diferença em nosso município.

    1. Obrigada, minha querida amiga!Te ver por aqui, deixa-me muito feliz e agradecida e saber que tive o privilégio de poder contribuir com a Educação Inclusiva do meu município, redirecionando-a para caminhos mais conscientes deixa-me uma satisfação imensa! E ter a certeza que sempre pode e poderei contar com você é que, deixa-me mais feliz e agradecida a Deus!
      A ele toda honra e toda glória em nossas vidas minha amiga!

      Grata!

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