O autismo é um transtorno neurológico que compromete a capacidade de comunicação e interação social da pessoa. Entre as características mais recorrentes do autismo, temos:
- Dificuldades na comunicação: Pessoas com autismo podem apresentar barreiras em expressar sentimentos, ideias, conceitos verbalmente e isso decorre geralmente em atrasos no desenvolvimento da fala. Ademais, nota-se dificuldade em entender e interpretar
- Dificuldades na interação social: é comum, mas não uma regra geral, em pessoas com autismo dificuldades em estabelecer e manter relacionamentos sociais, em algum momento nota-se desinteresse em interações sociais. Isso implica em dificuldades em estabelecer amigos e engajamento social.
- Interesses restritos e comportamentos repetitivos: Indivíduos com autismo podem ter interesses intensos ou restritos em um ou mais pontos, além disso, também, é notável comportamento repetitivos ou mesmo rotinas. De modo que eles podem ter dificuldade em lidar com alterações, em especial em suas rotinas ou em situações inéditas.
- Sensibilidade sensorial: A sensibilidade sensorial, em alguns casos, é diferente. Há casos de hipersensibilidade ou hipossensibilidade a estímulos como: luz, som, tato e cheiro entre outros
- Hiperfoco: É um traço comum no autismo o hiperfoco em atividades que dê prazer ou estimulação sensorial, em contrapartida de outros afazeres diários.
Cabe lembrar as peculiaridades de cada pessoa com autismo são singulares e podem se manifestar em várias combinações e intensidades.
Material muito rico, útil para meu dia a dia.
willianscelestino@gmail.com
22:05 (há 0 minuto)
para WordPress
Agradecemos seu comentário e estamos à disposição e sempre juntos pela inclusão, porque todos ganham!
Equipe Sala de Recursos Revista e Ecossistema Inclusão