Rachel Rabelo: É graduada em Letras, Especialista em Informática na Educação e Neuropsicopedagogia. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal há 29 anos, já atuou na formação de professores no Núcleo de Tecnologia Educacional. Atualmente é Professora da Área Acadêmica Linguagens, atua na identificação e atendimento ao estudante com Altas Habilidades ou Superdotação no Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades ou Superdotação Sobradinho da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
http://lattes.cnpq.br/4085446577208699
Encontrar maneiras de engajar e apoiar os estudantes é, sem dúvida, desafiador, e o atendimento educacional especializado oferecido aos estudantes com altas habilidades ou superdotação pode ser ainda mais complexo para os professores do ensino regular. Muitas vezes, esses estudantes têm necessidades e interesses diferenciados do currículo padrão, o que pode resultar em desafios tanto para o estudante quanto para o professor.
Os desafios enfrentados pelos professores ao realizar o AEE com estudantes superdotados podem incluir diferenças no ritmo de aprendizagem, que pode ser mais rápido, e o estudante pode apresentar desinteresse; necessidade de explorar tópicos com maior profundidade do que o currículo padrão; frustração com atividades rotineiras, nas quais os estudantes não se sentem engajados; e devido à falta de colegas com interesses ou habilidades semelhantes, esses estudantes podem se sentir isolados ou deslocados.
Os professores enfrentam pressão para atender às necessidades acadêmicas desses estudantes, mesmo sem recursos ou formação específica, mas há maneiras criativas e eficazes de envolver e apoiar os estudantes no ensino regular. Aqui estão 10 dicas fáceis e interessantes para os professores considerarem: