ou superdotação
Rachel Rabelo: Graduada em Letras, Especialista em Informática na Educação e Neuropsicopedagogia. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal há 29 anos, já atuou na formação de professores no Núcleo de Tecnologia Educacional. Atualmente é Professora da Área Acadêmica Linguagens, atua na identificação e atendimento ao estudante com Altas Habilidades ou Superdotação no Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades ou Superdotação Sobradinho da Secretaria de Educação do Distrito Federal.
Audiodescrição: Ray Oliveira
Locução – Lunna Mara
A identificação e o atendimento adequado das necessidades educacionais dos estudantes com altas habilidades ou superdotado são fundamentais para o seu desenvolvimento pleno. Infelizmente, quando estes estudantes não recebem o suporte necessário, podem surgir desafios significativos. É importante compreender as implicações da falta do atendimento, tanto no âmbito acadêmico, quanto emocional. Ademais, a ausência de desafios intelectuais cuidadosamente pensados e construídos para alcançar este grupo de alunos , a escassez de motivação e o subaproveitamento de suas habilidades refletem apenas algumas das consequências possíveis. Através da conscientização sobre essas questões, podemos buscar soluções que garantam um ambiente educacional inclusivo, estimulante e que valorize o potencial único de cada estudante superdotado.
Para mitigar essas consequências negativas, é crucial promover a conscientização sobre a importância de identificar e atender adequadamente as necessidades dos estudantes com superdotação. Através dessa conscientização, podemos buscar soluções que garantam, sobremaneira, um ambiente educacional inclusivo, estimulante e que valorize o potencial único de cada estudante com altas habilidades.
Isso envolve a implementação de programas e práticas educacionais diferenciados, que ofereçam desafios intelectuais adequados, enriqueçam o currículo e estimulem a criatividade e a curiosidades desses estudantes. Além disso, é fundamental que os professores recebam formação adequada para identificar e apoiar esses alunos, adaptando suas estratégias pedagógicas e oferecendo suporte emocional.
É importante ressaltar que essas consequências podem variar em intensidade e manifestação dependendo do contexto e das características individuais de cada estudante superdotado.