SOBRE : um pouquinho sobre a Sala de Recursos Revista.
A SR – Sala de Recursos Revista é uma publicação periódica cujo ciclo é semestral. Nosso foco principal é contribuir com a publicação de artigos, entrevistas e relatos de experiências vinculadas ao processo de inclusão escolar e, sobretudo, dar visibilidade aos estudos e às pesquisas desenvolvidas na Sala de Recursos.
Em razão dos nossos princípios ___ Equidade, Igualdade, Respeito e Compromisso ético, nos reservamos o direito de não publicar trabalhos e pesquisas cujo conteúdo contenha:
- Homofobia – Aversão às relações homoafetivas.
- Xenofobia – Aversão a estrangeiros.
- Preconceitos Raciais de qualquer natureza.
- Injúrias Raciais de qualquer natureza.
- Misoginia – é o ódio, desprezo ou preconceito contra mulheres ou meninas.
- Opiniões contrárias aos direitos humanos.
UM POUQUINHO DA NOSSA HISTÓRIA: nascemos, como se costuma dizer, no chão da escola.
A partir dos encontros e reuniões pedagógicas com os profissionais das Salas de Recursos da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal ___ Coordenação Regional de Sobradinho ___ nasceu a ideia da SR – Sala de Recursos Revista. Foi um momento em que se percebia haver conhecimentos que precisavam ser compartilhados, além da necessidade de estudos mais aprofundados acerca das matérias abordadas em tais encontros. Viu-se, então, que uma revista seria o espaço ideal para dialogar, integrar teoria e prática, compreendendo-as como partes indispensáveis do processo de inclusão escolar.
Walt Disney menciona que:
Assim, conectando pessoas, agentes desta história, a Sala de Recursos Revista foi concebida e consolida cada vez mais seus princípios, unindo teoria e prática, articulando-se com pessoas comprometidas com o processo de inclusão escolar, removendo barreiras e compartilhando experiências.
NOSSO PONTO DE CONVERGÊNCIA: A Sala de Recursos tem uma vocação de origem, a saber: a pesquisa.
A SR – Sala de Recursos Revista caminha pela esfera acadêmica, mas também dialoga com seus agentes, com quem pisa no chão da escola e nele produz conhecimento. Esta metodologia ativa, que permite conexão e interação entre os pares, combinada com o nosso jeito colaborativo de trabalhar abrem possibilidades: de se evidenciar seus protagonistas, de englobar aspectos históricos, de retratar a realidade familiar, de se valer dos referenciais teóricos, de colocar no centro do debate a legislação vigente, de trazer o tema adequações curriculares para a mesa da ressignificação. Portanto, somos, antes de tudo, pesquisadores, entusiastas do processo de inclusão escolar e almejamos pertencimento à causa, porque nos dedicamos a ela.
A SR – Sala de Recursos Revista faz emergir todos os assuntos sobre as Salas de Recursos: modalidades, tipos de atendimentos, autonomia do estudante, profissionais e professores, organização, pedagogia, metodologia, articulação com a comunidade escolar. Propõe estudos e reflexões para eliminar barreiras à escolarização, desenvolver pessoas e efetivar a inclusão escolar. Nesta mesma direção e sustentados pelos mesmos pensamentos, o nosso cobertor abriga o trabalho das salas de recursos de Altas Habilidades/Superdotação. À modalidade, garantimos um especial acolhimento, reservando um espaço de debate e construção de conhecimento a respeito do tema. É como uma ferramenta ampla, acolhedora e solícita ao pesquisador, ao professor, ao aluno e aos familiares que a SR – Sala de Recursos Revista se apresenta.
Por fim, é uma revista informativa e formadora, com publicação semestral, que projeta suas ações para uma visão contemplativa e investigadora da diversidade, permeando todos os processos educacionais numa perspectiva inclusiva, cujo cenário é ainda mais desafiador. A SR – Sala de Recursos Revista entende que se há muitas maneiras de se ensinar, há muitas maneiras de se aprender.