Ideias

O ORIENTADOR EDUCACIONAL FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

A Educação inclusiva está cada vez mais ganhando espaço nas instituições escolares. Dessa forma, garantir a todos os indivíduos o respeito às suas diferenças e sua atuação na sociedade requer ações pedagógicas humanizadas e reflexivas. 


Tecnologia Assistiva – Podcast do Artigo
Voz – Lunna Mara

Márcia Gonzaga Nespereira Andelo – graduada em Letras e Pedagogia, especialista em Psicopedagogia, Educação Infantil e Séries Iniciais, Gestão e Orientação Educacional. Já atuou como docente em Ensinos fundamental e Médio. Atua como tutora em cursos de Educação da Unyleya e Orientadora Educacional da Secretaria de Educação do DF.

Foto da Autora.

Refletir acerca do papel do Orientador Educacional frente ao processo da Educação Inclusiva é uma discussão bastante significativa, haja vista a relevância da atuação deste profissional na contribuição com o processo educativo e com toda a comunidade escolar.  

Umas das tarefas diárias do Orientador Educacional é procurar promover a igualdade de direitos a todos os estudantes, assim como diversidade cultural e acessibilidade. A atuação desse profissional no processo de inclusão escolar contribui para que a necessidade de aceitação, a valorização às diferenças e as limitações individuais sejam vistas como essenciais por toda a sociedade.

O Orientador Educacional é o elo entre a família, a escola e a comunidade e o responsável em propor ações coletivas a fim de que haja troca de experiências e o conhecimento do meio. Sendo assim, ele é capaz de influenciar positivamente o estudante no processo de ensino e aprendizagem e promover a conscientização de todos de que a educação inclusiva deve ser vivenciada, experimentada e não apenas falada. Como diz Mantoan:

a escola não pode continuar ignorando o que acontece ao seu redor nem anulando e marginalizando as diferenças nos processos pelos quais forma e instrui os alunos. E muito menos desconhecer que aprender implica ser capaz de expressar, dos mais variados modos, o que sabemos, implica representar o mundo a partir de nossas origens, de nossos valores e sentimentos. (MANTOAN, 2003 p. 17).

Sabe-se que nos últimos anos, o termo “educação inclusiva” tem sido cada vez mais usado no campo da educação de necessidades especiais. A inclusão assume que a convivência e a aprendizagem em grupo é a melhor forma de beneficiar a todos. A inclusão das pessoas com necessidades especiais é um procedimento de grande complexidade que exige uma adaptação social amplificada, uma vez que estão envolvidos a família, a escola, a sociedade empresarial e o próprio sujeito a ser incluído. Para muitos, a sociedade ainda não está pronta para bem viver com as diferenças e com o que é diferente com brandura. 

À proporção que os estudantes evoluem e se desenvolvem no ambiente escolar percebem as diferenças do outro, ou as veem  pelos “olhos” dos  adultos, tornando a convivência menos natural. A inclusão escolar só tem significado se refletirmos no ser enquanto social, no papel do homem ativo, participante e integrado socialmente. Destaca Fonseca (in STOBÁUS e MOSQUERA, 2004, p. 45) que: 

[…] a escola assume-se como uma instituição social anti-discriminatória, na qual todos os estudantes, com ou sem problemas, integrados ou marginalizados, são acolhidos, na qual a exclusão é igual a zero, na qual todos podem se considerar proprietários dum bem social e dum sentimento comunitário profundo que é a inclusão total de todas as crianças na escola independente da sua diversidade biossocial.

Nesse sentido, ressalta-se mais uma vez a importância e o papel do Orientador Educacional frente à Educação Inclusiva. É esse o profissional, que está em contato com toda a comunidade, um dos responsáveis fundamentais em fazer entender que um mundo inclusivo é um mundo no qual todos têm acesso às oportunidades de ser e estar na sociedade de forma participativa; em que a relação entre o acesso às oportunidades e as características individuais não é marcada por interesses econômicos ou pela caridade pública. A proposta inclusiva pressupõe uma ressignificação da sociedade e da escola que temos hoje, para que ofereça respostas educativas de qualidade para todos.

Ainda sobre o papel do Orientador Educacional, Grinspun afirma:

O principal papel da Orientação Educacional será ajudar o aluno na formação de uma cidadania crítica, e a escola, na organização e realização de seu projeto político pedagógico. Isso significa ajudar nosso aluno “por inteiro”: com utopias, desejos e paixões. A escola, com toda sua teia de relações, constitui o eixo dessa área da Orientação, isto é, a Orientação trabalha na escola em favor da cidadania.(GRINSPUN, 2006, p. 33).

Diante disso, pode-se afirmar que a Orientação Educacional tem contribuição relevante no sentido de  preparar todos os seus cidadãos escolares  para ter voz ativa, sendo dono de opiniões, pontos de vista e para lutarem por seus direitos com autonomia, conquistando a liberdade de ir e vir com dignidade na participação das práticas sociais existentes. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:  

GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. A Orientação Educacional: Conflitos de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo. Editora Cortez, 2006.

GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. A Orientação Educacional: Conflitos de paradigmas e alternativas para a escola. São Paulo. Editora Cortez, 2006.

MANTOAN, Maria Teresa Égler (org). O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

MANTOAN, Maria Teresa Égler e PIETRO, Rosângela Gavioli. Inclusão escolar. Pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2006.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.


Como citar:

ANDELO, Márcia Gonzaga Nespereira. O orientador educacional frente à educação inclusiva. In: Revista Sala de Recursos, p. 32-34,  out. – dez. 2020. Disponível em:<http://www.saladerecursos.com.br>. Acesso:

Similar Posts

One thought on “O ORIENTADOR EDUCACIONAL FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support